Como instalar poltronas suspensas em casa

Poltronas suspensas são bastante confortáveis. Nada como relaxar em suas almofadas e sentir aquele balanço gostoso! Atualmente é possível encontrar no mercado dezenas de modelos, feitos com os mais diferentes materiais. Que cuidados são necessários para instalar uma poltrona suspensa em casa? Confira a seguir algumas dicas:

Pré-requisito: espaço
A primeira questão é avaliar o espaço disponível. Além das dimensões da poltrona, é preciso prever um espaço à sua volta para os seus movimentos. Ela não pode chocar-se com objetos ou obstruir uma passagem. Por isso, vale a pena verificar quais são as dimensões da poltrona escolhida e qual o espaço disponível para ela em casa, prevendo os seus movimentos para a frente e para os lados.

Como prendê-la?
Uma poltrona suspensa exige uma fixação muito segura para evitar acidentes. Normalmente, seus ganchos no teto são fixados com parafusos e as poltronas são suspensas com correntes ou cordas. O essencial é encontrar um apoio muito firme para fixar o gancho. Isso é feito instalando-o em alguma viga ou na laje de concreto do teto, ou seja, em algum elemento estrutural, de alta resistência.

Materiais
As poltronas suspensas possuem os mais diversos acabamentos e tipos de materiais de composição. Os mais comuns são os materiais acrílicos, as fibras naturais e as estofadas. Algumas têm um tom mais despojado e podem ser usadas em ambientes mais informais, e outras têm um visual sofisticado. Procure por um modelo cujo design mantenha-se em harmonia com a decoração do ambiente.

Procure um local tranquilo
As poltronas suspensas combinam muito bem com aquele seu “cantinho de refúgio”, ou seja, locais onde podemos relaxar e descansar da rotina diária. Por isso, uma dica é instalá-las em locais de menos movimento e mais tranquilidade na casa. Elas podem ser um ótimo local para um cochilo, onde o ambiente for silencioso. Isso certamente irá criar uma grande sensação de bem-estar.

Imagem: iStock