Imobiliária em Campinas

Como fazer a limpeza e a manutenção de pisos laminados?

em: Dicas

Os pisos laminados são cada vez mais usados, especialmente pela sua beleza, facilidade de instalação, bom custo/benefício e facilidade de limpeza. Ele não é frio, sendo muito apropriado para residências de famílias com crianças pequenas. E ainda valoriza o imóvel!

Mas, quem dispõe de um piso deste tipo em casa precisa tomar vários cuidados para mantê-lo limpo e bem conservado. Conheça algumas dicas:

Limpeza
Sua limpeza rotineira deve ser feita, basicamente, de duas formas: aspirador e pano úmido. Em todos os casos, o maior cuidado a se tomar é evitar riscar o piso com algum material áspero e abrasivo.

Como deve ser o aspirador de pó?
O aspirador usado não pode ser com um tubo de sucção que raspa no piso. Com esta exceção, qualquer um pode ser usado. E ao varrer com uma vassoura, evite as que têm cerdas duras. Use sempre vassouras com cerdas macias.

Como limpar o piso laminado com um pano úmido?
Use um pano úmido bem torcido e com um produto de limpeza próprio para pisos laminados. Estes produtos são livres de cera e silicone (que não convém aplicar) e ainda têm um perfume de agradável odor. Mas tome cuidado em evitar a água em abundância. O pano deve estar apenas úmido, sem excessos.

Posso aplicar cera no piso laminado?
Não. A cera promove o acúmulo de uma camada de gordura sobre o piso laminado, deixando-o sujo e difícil de ser limpo.

O que deve ser sempre evitado?
Evite sempre limpar o piso laminado com materiais cortantes ou abrasivos, evite a cera e o uso de enceradeiras elétricas, esponjas de aço, lixas e produtos que contenham silicone.

E no caso da limpeza de manchas difíceis de remover?
Manchas de tinta de caneta ou colas podem ser removidas com um pouco de álcool. Esmalte de unhas pode ser tirado com acetona. Se caiu alguma tinta, verniz ou graxa, é possível usar aguarrás, thinner ou querosene em pequenas quantidades para sua limpeza.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook