Imobiliária em Campinas

Como economizar energia elétrica no verão?

em: Dicas

Recentemente foi iniciado o horário de verão. Seu objetivo é gerar economia no consumo de energia elétrica nos locais em que ele vigora. Mas a questão é: realmente economizamos energia elétrica no verão? E se eu aumentar o uso de equipamentos elétricos nesse período?

De fato, o consumo de energia pode aumentar para se combater o calor. No verão usamos muito mais aparelhos como o ar-condicionado, e é comum que a conta de luz venha até mais cara. Como fazer para que o horário de verão seja realmente benéfico e gere economias?

Mais ventilador, menos ar-condicionado
Ventiladores consomem muito menos energia do que o ar-condicionado. A sugestão é usar o ar-condicionado somente nas situações mais extremas, quando o calor estiver realmente insuportável. Em muitos outros momentos o ventilador pode ser suficiente para atenuar o ambiente.

Mais sombra no entorno
Se você mora em uma casa, que tal plantar árvores nos quintais, que tragam uma boa dose de sombra? Casas totalmente expostas ao sol esquentam muito mais do que casas que têm faces cobertas por sombras. E além disso, o verde torna os ambientes mais bonitos e agradáveis. Aposte no verde. E em sua sombra.

Bloqueie o calor
Há horários do dia – especialmente ao final da tarde – nos quais a temperatura externa do ar é muito mais alta que a interna de sua casa. Nessas horas, é melhor bloquear o calor fechando as janelas. Deixá-las abertas, ao contrário de ventilar o ambiente, fará com que entre o ar quente, exigindo o resfriamento forçado do interior.

Ar fresco à noite
Por outro lado, há locais em que a temperatura costuma cair ao escurecer e o ar externo fica mais fresco. Nesses casos, a ventilação é bem-vinda. Deixe o ar mais resfriado entrar, o que pode até dispensar o uso do ar-condicionado e do ventilador. Se o seu local é habitat de mosquitos, uma boa tela pode ajudar a manter o ambiente fresco sem ser incomodado pelas picadas.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook