Imobiliária em Campinas

Como deixar a sua cozinha mais segura para as crianças?

em: Dicas

Chegaram os meses das férias! As crianças passam mais tempo em casa, e nessas horas é preciso garantir que a casa esteja totalmente segura aos pequenos.

E a cozinha é o lugar mais perigoso para as crianças! Nela há produtos químicos de limpeza, água, fogo, objetos cortantes e quebráveis etc. Mesmo com os pais por perto, acidentes domésticos podem acontecer. Todo cuidado é pouco na hora de preveni-los!

Portanto, confira algumas dicas importantes para evitar acidentes com as crianças na cozinha de sua casa. São dicas apontadas pela ONG Criança Segura:

- Retire do armário sob a pia os materiais de limpeza. Deixe-os em algum local mais alto, fora do alcance das crianças

- Use travas nos armários e gavetas;

- Facas e objetos cortantes e pontiagudos devem ficar em gavetas altas e trancadas!

- Mantenha as crianças sempre distantes do fogão;

- Ao usar o fogão, use as bocas do fundo e deixe os cabos das panelas voltados para dentro do fogão, de modo que não possam ser facilmente alcançados por uma criança;

- Jamais manuseie panelas ou fogo com um bebê no colo. Nem chegue perto!

- Use uma trava também na porta da geladeira. Crianças podem abri-la e derrubar seus objetos;

- Troque as toalhas de mesa por jogos americanos. Nesta fase da vida dos pequenos, é melhor deixar as toalhas lindas para o futuro. Elas podem ser facilmente puxadas e tudo o que estiver sobre a mesa vir abaixo;

- Desligue da tomada todos aparelhos que não estiver usando (liquidificador, tostadeiras etc.).

Mantenha a vigilância
Além de tomar medidas preventivas, o segredo é estar sempre vigilante. As precauções devem ser tomadas para permitir que um adulto sempre chegue a tempo antes de ocorrer um acidente. Por isso, mesmo com todas essas medidas, estar atento o tempo todo é indispensável.!

Não deixe de ensinar
É preciso que as crianças ganhem, com o tempo, independência para se protegerem. Por isso, é importante ir aos poucos ensinando quanto aos riscos. Quando chegam aos 9 anos, as crianças começam a ter melhor coordenação motora e melhores reações ao risco. E somente quando completam 12 anos é possível deixá-los a sós em casa. Até então, é preciso muita vigilância!

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook