Imobiliária em Campinas

Como deixar a sua casa mais aconchegante?

em: Decoração

O que é um lar aconchegante? Ele pode ser explicado como um lar que “acolhe bem” as pessoas, que transmite conforto e sensação de bem-estar. O aconchego, segundo os dicionários, é uma expressão que está associada ao “acolhimento”, ao “amparo físico”, ou mesmo a um “abraço”.

Como fazer com que um lar tenha esse clima de aconchego? Há várias maneiras de tornar um lar mais acolhedor. Conheça alguns aspectos que contribuem para isso:

Use uma iluminação agradável
Quando um lar tem uma iluminação agradável, seu ambiente se torna muito mais acolhedor. Para isso, vale a pena apostar na luminosidade natural (casas escuras não criam um ambiente acolhedor) e em luzes indiretas, que são mais leves e agradáveis aos olhos. Podem ser usados abajures, luminárias de canto, arandelas de parede etc. De preferência, com luz amarelada, que é mais suave que a luz branca.

Aposte na madeira (ou em suas imitações)
A madeira é um material natural, e por isso mesmo, transmite sensações mais agradáveis aos nossos sentidos. Se você prefere não usar madeira natural, por razões de preservação, uma opção são as peças que imitam muito bem a madeira, e que cumprem bem esse papel. Essas peças podem ser usadas em pisos, revestimentos, móveis etc. O ar rústico da madeira é ótimo para dar um clima mais aconchegante aos espaços.

Camas e sofás confortáveis
Não é todo dia que compramos camas e sofás para a nossa casa. Por isso, na hora de escolher uma, pode valer a pena fazer um investimento um pouco maior em uma peça que vai nos trazer muito conforto e bem-estar. Para a cama, escolha um bom colchão, ajustado ao seu peso. E para os sofás, vale a pena testá-los na loja antes de fechar o negócio. Verifique se você se sente bem confortável nele.

O papel dos tapetes
Se você não sofre com problemas respiratórios ou alergias, os tapetes podem ser ótimos aliados para tornar um lar mais confortável. Tapetes felpudos, por exemplo, podem ser agradáveis aos nossos pés e ainda conferem um visual agradável. Eles são ótimos para casas com chão frio, especialmente em locais em que o clima não é muito quente.

Mais verde dentro de casa
Plantas e elementos naturais são ótimos para criar um clima de bem-estar em casa. Eles são agradáveis aos nossos sentidos e ainda dão um toque muito mais bonito aos nossos espaços. Vale a pena descobrir quais são as que melhor se adaptam às condições de luz e escolher as espécies mais adequadas.

Um toque agradável de odor
Por fim, uma casa aconchegante precisa ter um aroma agradável. Os aromatizantes de ambientes são perfeitos para isso. E você pode escolher sensações diferentes para cada cômodo de casa. As fragrâncias mais associadas ao conforto e ao relaxamento são as de lavanda, jasmim, camomila e alecrim.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook