Como deixar a sala de jantar mais agradável?

Com o tempo, a sala de jantar ganhou uma importância maior nas rotinas das famílias. Com muita frequência ela é mais usada do que a sala de estar para reunir os familiares e os amigos. Afinal, todo mundo gosta de uma boa companhia e uma boa comida

Por isso, vale a pena o esforço em tornar a sala de jantar um ambiente mais agradável e aconchegante. Confira algumas dicas:

Espaço disponível
As salas de jantar normalmente são integradas a outros espaços, como as salas de estar e as cozinhas. Por isso, em geral os móveis acabam sendo os delimitadores dos espaços. Neste caso, é dica é permitir uma circulação confortável entre os objetos, sem passagens demasiado estreitas. Recomenda-se que o espaço entre a mesa da sala e a parede tenha no mínimo 1,20 de largura. E as passagens entre quaisquer móveis deve ter no mínimo 60 cm de largura, para uma circulação cômoda.

Iluminação
Luminárias com luz amarelada contribuem para criar uma atmosfera mais aconchegante. Elas não têm uma luz tão intensa como as que usam luzes brancas, mas exatamente por isso contribuem para criar um ambiente mais intimista.

Salas pequenas
Se a sua sala de jantar é pequena, uma dica é instalar um espelho de parede. Ele ajuda a transmitir uma maior sensação de amplitude, aumentando o conforto no ambiente. Há casos em que são usados espelhos que ocupam uma parede inteira. Pode ser uma opção, se for conveniente.

Criando um ambiente próprio
Mesmo integrada a outros ambientes, a sala de jantar pode ter características decorativas próprias. Neste caso, uma opção é usar adesivos decorativos de parede, que criam uma ambientação específica no local, ao mesmo tempo que eles mantêm a harmonia com outros espaços. Tapetes com pouca espessura também podem ser usados com esta finalidade, sob a mesa e as cadeiras da sala.

Imagem: iStock