Imobiliária em Campinas

Como decorar a casa ao estilo escandinavo?

em: Decoração

Você gosta de uma decoração minimalista, com cores claras, estilo básico e moderno? Então o escandinavo é o seu estilo. Ele tem características que resultam em ambientes clean e elegantes. Mas isso não significa que as cores ficam de fora, nem o uso de materiais que rompem com esse visual.

Leia a seguir quais são suas características mais essenciais e como criar esse estilo e suas combinações:

Por que o nome “escandinavo”?
O estilo escandinavo surgiu no norte da Europa no começo do século XX. A região é conhecida como Escandinávia, onde estão países como Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Carlo Larsson é o estilista a quem se atribui sua inspiração no design de interiores. O estilo já era usado em peças de artesanato, mas ele o levou para dentro das casas.

Quais são as cores mais marcantes?
No estilo escandinavo, o mais comum é criar um ambiente de fundo com cores bem claras, como o branco, cinza claro, bege claro etc., e mesclar com elementos coloridos. Paredes, pisos e móveis, em geral, são da cor clara. Os acessórios, como almofadas, luminárias, vasos, quadros etc., podem usar cores coloridas que contrastam com o fundo e quebram um pouco o excesso de branco.

Quais são as combinações mais comuns?
A decoração é minimalista, sem grandes excessos de objetos. A simplicidade é outra característica: no estilo escandinavo são usadas lâmpadas penduradas por fios, quadros apoiados no chão, móveis com design reto e simples, peças com detalhes vintage, entre outros. Sem exageros e excessos, tudo muito leve e agradável.

Que materiais são os mais usados?
Para dar um toque de contraste na atmosfera geral, é possível adotar peças naturais como a madeira (para os móveis), objetos em lã, fibra, linho e pedra. Vasos, mesas laterais, tapetes, estantes, luminárias, pufes etc. com estes materiais podem ser aplicados na composição do ambiente.

Organização é essencial
Como o ambiente escandinavo é leve e clean, é preciso um cuidado especial em manter os locais sempre organizados. Ambientes bagunçados e com objetos desordenados rompem a harmonia do visual e eliminam sua leveza e atmosfera de tranquilidade.

Ótimo ambiente para o desapego
Por tudo isso, o estilo escandinavo é ótimo para quem não quer acumular muitos objetos em casa, mantendo apenas os essenciais. Para conservar a sua beleza, é preciso ater-se ao essencial, livrando-se de excessos. Ótimo para quem deseja praticar o desapego.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook