Imobiliária em Campinas

Como criar ambientes relaxantes em casa?

em: Dicas

Nada como ter em casa um ambiente relaxante e repousante, que nos permita descansar e recuperar as energias para o dia a dia, não é? Mas para criar em casa uma atmosfera de relaxamento, é preciso que a decoração seja capaz de transmitir essas sensações.
Você gostaria que a sua casa fosse assim? Conheça algumas dicas de como criar uma decoração que transmita paz e sossego. Depois, é só aproveitar!

Escolha bem as cores
As cores têm uma grande capacidade de influir em nosso estado de ânimo. Cores quentes e vibrantes deixam-nos mais agitados, enquanto que as cores claras e em tons suaves transmitem sensações mais relaxantes.

Por isso, se você deseja criar um ambiente relaxante, escolha cores claras e suaves. O branco e os tons mais claros do amarelo, azul, verde, lilás, bege etc. são ótimas opções para deixar os espaços com um ar repousante.

Traga a natureza para dentro de casa
A presença da natureza, como plantas e flores, é ótima para criar um ambiente de repouso. Os elementos naturais são agradáveis aos nossos sentidos, como a visão e o olfato, e eles colaboram para o nosso relaxamento. Não é à toa que, quando saímos das cidades em direção ao campo, nos sentimos mais descansados.

Por isso, vale a pena incluir na decoração da sua casa arranjos de flores, vasos com plantas, jardins verticais, plantas suspensas etc. Eles contribuirão para aumentar sua sensação de bem-estar.

Mantenha os espaços em ordem
É muito difícil descansar em um ambiente bagunçado e desordenado. Ele nos leva a pensar que temos que arrumar tudo aquilo, gerando uma “cobrança” que nos desgasta. Por outro lado, espaços arrumados e organizados nos dão uma maior sensação de paz e tranquilidade.

Assim, vale a pena deixar os seus espaços organizados, sem excessos de objetos, com todas as coisas guardadas e ordenadas. Retire tudo o que estiver sobrando. Deixe apenas o mínimo indispensável para que seja mais fácil manter tudo em ordem. Isso também irá te ajudar a relaxar mais em casa.

Adote uma iluminação relaxante
Ao longo do dia, há duas maneiras de fazer com que a iluminação favoreça o seu relaxamento. Durante o dia, a dica é deixar a luz natural entrar. Mantenha os seus ambientes luminosos e agradáveis. Apenas evite que a luz do sol incida diretamente sobre a sua mobília, para não danificá-la.

E durante a noite, na hora de acender as luzes, lembre-se que as lâmpadas mais amareladas emitem uma luz mais suave, que favorece o nosso relaxamento. As luzes brancas são mais intensas e mais apropriadas para locais que nos exigem atenção, como a cozinha, o escritório e a lavanderia. Luzes amareladas são melhores para uso nas salas, quartos e varandas.

Aromas agradáveis
Os aromas presentes no ar também são elementos que podem contribuir para relaxar nossos sentidos. Há alguns que geram sensações estimulantes, e outros mais relaxantes.

Na aromaterapia é possível escolher o aroma que mais combina com uma determinada sensação. Os aromas de lavanda ou camomila, por exemplo, são próprios para o descanso, pois eles são calmantes para o nosso sistema nervoso. Você pode usar aspersores de aromas para exalar esses aromas e respirar um ar mais agradável em seus ambientes.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook