Imobiliária em Campinas

Como colocar um imóvel para alugar?

em: Mercado

O mercado de locação de imóveis tem dado sinais de recuperação. E tradicionalmente, os meses finais de cada ano e os seus primeiros costumam ter aumento da procura pela locação. Por isso, este pode ser um bom momento para oferecer o seu imóvel para locação.  Como isso funciona?

Primeiro passo: faça todos os consertos necessários
Nem pense em alugar um imóvel cheio de defeitos e falhas estruturais. Isso desvaloriza o seu imóvel, impede que você obtenha um valor maior pelo aluguel, dificulta a sua locação e gera muita dor de cabeça, tanto a você quanto ao futuro inquilino.

Por isso, antes de mais nada, é preciso consertar todos os problemas que o seu imóvel apresenta. Repare todas as instalações hidráulicas e elétricas defeituosas, resolva problemas com goteiras, elimine infiltrações, rachaduras, ou qualquer outro defeito estrutural grave.

Deixe o seu imóvel impecável
Em seguida, é importante dar uma bela aparência ao imóvel. Faça uma reforma geral para deixar as paredes pintadas, restaure pisos e azulejos quebrados, pinte as esquadrias das janelas etc. Imóveis com boa aparência são mais fáceis de serem alugados do que aqueles em mau estado. Todo mundo gosta de morar em um ambiente agradável.

Invista nos diferenciais
Lembre-se que há no mercado centenas de imóveis que competem com o seu pela locação. Por isso, é preciso que os seus diferenciais sejam valorizados. O que ele tem de especial? Varanda? Churrasqueira? Piscina? Móveis planejados? Armários? Garagens? Vale a pena destacar estes itens e deixá-los muito bem apresentados para que eles ressaltem o seu imóvel em meio às ofertas.

Conte com o apoio de uma imobiliária
É sempre muito mais seguro negociar o seu imóvel com o apoio de uma imobiliária como a Rede Provectum. Com esse apoio fica muito mais fácil encontrar um locatário para o seu imóvel, pois as imobiliárias investem pesado em anúncios dos seus imóveis, além de acompanharem as visitas de interessados e lhe oferecerem total apoio jurídico. O negócio se torna, sem dúvida, muito mais seguro e você poupa tempo com anúncios, visitantes, várias idas a cartórios etc.

Defina um valor para o aluguel
Neste momento, é muito importante contar com o apoio de um corretor de imóveis. Não basta tomar como referência os demais imóveis no bairro. Cada um tem as suas características e elas podem fazer com que um imóvel tenha valor de locação superior a outros vizinhos. O corretor poderá lhe orientar, com a sua experiência, na definição de um valor competitivo no mercado, levando em conta aspectos como a demanda por imóveis no bairro, diferenciais do seu imóvel, seu estado de conservação etc.

Faça uma vistoria detalhada
É muito importante documentar o estado geral do imóvel antes de oferecê-lo à locação. O documento de vistoria é um laudo que atesta o estado do imóvel, e serve de referência para que o seu imóvel seja devolvido do mesmo modo tal como foi entregue. Tire o máximo de fotos que puder e avalie todos os detalhes possíveis.

Faça um contrato
Para alugar o seu imóvel é necessária a assinatura de um contrato, no qual devem constar informações relevantes, como os dados do locador e do locatário, os critérios de reajuste, os prazos de locação, as multas, as condições de devolução etc. Nessas horas o apoio de uma imobiliária é bastante relevante.

Defina as garantias exigidas
Ao alugar um imóvel é necessário que o locatário ofereça garantias financeiras. As que costumam ser exigidas são um fiador, um seguro fiança, uma fiança bancária ou um seguro caução. Pesquise a melhor opção em seu caso e defina qual delas você irá exigir.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook