Como a decoração pode ajudar a ter um sono mais saudável?

Dormir bem é uma condição vital para a nossa boa saúde. Mas, será que a decoração do quarto pode atrapalhar a qualidade do nosso sono?
Sim, isso pode ocorrer. Por isso, vale a pena conhecer algumas dicas de decoração do quarto que podem contribuir para um sono mais agradável.

Remova os eletrônicos
A claridade emitida pelas telas de TV, computadores, celulares etc. é prejudicial ao nosso sono. Essas luzes contribuem para nos manter mais despertos. Se você deseja descansar, é melhor usar recursos que favoreçam criar um clima de repouso. E a ausência de luz é um fator que contribui para isso.

Troque a iluminação
Lâmpadas em tons amarelados criam uma atmosfera mais relaxante do que as luzes brancas. Por isso elas são mais indicadas para serem usadas em quartos. Se você usa luzes brancas no quarto, a sua troca pode ser benéfica para os momentos de preparação para o sono.

Elementos naturais
A presença de elementos da natureza torna o ambiente mais relaxante. Plantas como a lavanda, a alfazema e o jasmim exalam odores agradáveis, que colaboram com o nosso relaxamento. Você pode contar com elas para criar um clima que favoreça um sono melhor.

Dicas do Feng Chui
Esta ciência milenar chinesa traz ótimos princípios que contribuem para a melhora do nosso bem-estar. Nos quartos, um princípio do Feng Chui recomenda o uso de cabeceiras nas camas, pois elas nos transmitem uma maior sensação de segurança. Quando estamos inseguros, nosso sono fica mais leve e pode até surgir a insônia. Outro princípio do Feng Chui é não pendurar móveis e estantes na parede sobre a cabeceira. Elas criam uma sensação de desconforto que prejudica o nosso sono.

Escolha cores que relaxam
Evite também adotar cores vibrantes no quarto. Cores mais relaxantes, como os tons suaves de verde, azul ou amarelo são mais favoráveis a criar um clima de descanso. E criar um clima de “descanso visual” é essencial para preparar  uma noite de sono profundo e revigorante.

Imagem: iStock