Imobiliária em Campinas

Casa sem ácaros no inverno

em: Dicas

Limpeza de roupas de cama

Em casa, o recomendável é que a lavagem de lençóis, colchas e edredons seja realizada com sabão neutro e que o tecido seque totalmente antes de ser guardado no armário. Essas peças precisam ainda ser colocadas no sol uma vez por semana para prevenir a proliferação de ácaros. Caso seja necessário guardar as roupas de cama e cobertas por muito tempo, o saco a vácuo é o aliado ideal por evitar a contaminação com cheiros e micro-organismos.



Peças de decoração

Tapetes e cortinas devem ser limpos, no mínimo duas vezes por semana. A recomendação de médicos alergologistas é o uso do aspirador de pó com filtro de água ou HEPA, que tem a função de deter os ácaros. Além disso, a tão famosa "sacudida" aliada à exposição ao sol por algumas horas devem fazer parte dos cuidados com os itens de decoração no inverno.

Para os alérgicos, a preferência deve ser por peças mais finas e de fácil limpeza. No caso das cortinas, as persianas são as melhores opções.



Móveis

Opte por móveis lisos e fáceis de limpar, use sempre panos úmidos para remover a poeira e evite espanadores.



Limpeza dos ambientes

Para deixar a casa livre de ácaros, os ambientes precisam estar sempre arejados e limpos com um pano molhado diariamente, mesmo que seja de forma rápida. Não utilize vassoura para evitar que as partículas de poeira se espalhem no ar ou fiquem acumuladas em objetos.



Na cozinha, tenha disponível um pano de prato somente para enxugar as mãos e outro para secar as louças. Nunca deixe o pano molhado ou embolado para evitar a proliferação de bactérias e mais de uma vez por semana realize a troca. A toalha de mesa deve seguir o mesmo procedimento e ser trocada sempre que estiver suja ou molhada.



No banheiro, as toalhas de banho ou de rosto devem ser substituídas sempre que se encontrarem sujas.


 

Quer receber mais dicas de cuidados com a casa? Fique atento ao nosso blog!

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook