Campinas quase teve outro nome

Neste dia 14 de julho a cidade de Campinas celebra mais um aniversário! São 244 desde a sua fundação, em 1774. Mas a história de Campinas tem um dado curioso: a cidade quase recebeu outro nome em sua história! Por pouco a cidade não foi denominada “São Carlos”. Como isso ocorreu?

O nome no início
Historicamente, o termo “Campinas” sempre foi usado para designar o local onde a cidade está. Desde a época em que o lugar ainda era apenas um ponto de parada dos tropeiros que saíam de São Paulo rumo ao interior, o local já era chamado pela população como “Campinas do Mato Grosso”.

Um nome enorme
Tanto que, quando a família e os companheiros de Francisco Barreto Leme construíram por aqui uma pequena capela onde foi rezada a primeira missa na região (onde hoje se situa o Largo do Carmo, no centro da cidade), em 1774, o local foi denominado “Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso”.

Na condição de distrito
No ano seguinte, em 1775, o local recebeu uma denominação oficial, passando a ser chamado como “Distrito da Conceição de Campinas”, ainda como um distrito de Jundiaí e mantendo o termo “Campinas” em seu nome. Naturalmente, para abreviar, a população já usava o nome “Campinas” no dia a dia para se referir à região.

Surge a Vila de São Carlos
Mas no ano de 1797 o distrito, que já crescia, emancipou-se de Jundiaí e ganhou a condição de Vila. E aí a curiosidade: ao emancipar-se, ela passou a ser chamada nos documentos como “Vila de São Carlos”.

Campinas, enfim
Mas esse nome nunca “pegou” na população. Seus cerca de 2.000 habitantes seguiram chamando o povoado de “Campinas”, como já era um hábito. Até que, no ano de 1842, quando a vila foi alçada à condição de município, o nome adotado foi aquele mais usado pela população: Campinas!

Uma linda história
E assim o nome se manteve, acompanhando o seu grande crescimento e desenvolvimento ao longo dos anos, passando por períodos de prosperidade e de grandes dificuldades sanitárias. Mas sempre em evolução, até se tornar uma das mais importantes cidades do país. Uma história muito linda! Parabéns, Campinas!

Imagem: Guia-se Campinas