Imobiliária em Campinas

Aprenda a cultivar o bonsai

em: Decoração

Bonsai é a técnica utilizada para transformar árvores convencionais em miniaturas mantendo suas características naturais de produzir flores e frutos.

A técnica pode ser aplicada em qualquer muda. Ela consiste em cortar cerca de dois terços da raiz para controlar o crescimento e podar e modelar os galhos para que eles criem uma forma única.

Na hora de comprar o seu bonsai, escolha uma loja de confiança, de preferência que seja especializada no cultivo desse tipo de planta e observe se não há folhas murchas, secas ou amarelas e nem insetos.

Apesar de ser uma planta em miniatura bastante usada como objeto na decoração de ambientes diversos, o bonsai é uma árvore adulta, que necessita de cuidados constantes. Veja dicas para cuidar do seu:

Escolha um local arejado

Uma janela ou uma varanda que recebam os primeiros raios de sol do dia fazem muito bem ao bonsai. Depois de escolhido o local, evite tirá-lo de lá e não o coloque em cômodos que tenham ar condicionado, isso faz mal para a planta e pode até matá-la.

Para que os brotos e as folhas se desenvolvam por igual e a planta não cresça de forma desproporcional, o ideal é girar o vaso a cada dois meses. Vento excessivo e chuva direta também podem danificar a planta. Escolha um local arejado, mas protegido.

Freqüência das regas

O ideal é que os bonsais sejam regados somente quando a terra do vaso estiver quase seca. O início da manhã ou o final da tarde são os melhores horários. O mais importante é que o torrão esteja sempre úmido, mas nunca encharcado, e nunca deixe água acumulada no pratinho, pois as raízes do bonsai apodrecem com facilidade.

Quando as temperaturas estão mais baixas, a rega pode ser feita em dias alternados.

A hora certa de fazer a poda

Existem dois tipos obrigatórios de fazer a poda:

• Podar as folhas serve para controlar o crescimento excessivo dos ramos. Quando o galho estiver com dez ou mais pares de folhas, corte para que fique com quatro ou cinco pares. A poda ajuda a criar espaços entre os galhos, permitindo que todos os ramos recebam luz.

• Podar as raízes é importante para atrofiar a planta, fazendo com que ela chegue à idade adulta sem crescer demais.

Para realizar esse procedimento, é preciso retirar o bonsai do vaso e cortar as raízes inferiores – não as laterais.

Depois disso, devolva a planta ao vaso, completando os espaços livres com terra. Nesse momento, pode-se aproveitar para replantar o bonsai num vaso diferente.

Feita a poda das raízes, não se deve mexer na planta por pelo menos dois anos, já que o bonsai leva no mínimo um ano para se recuperar do transplante.

Plantas de até três anos devem ser podadas todo ano. Depois disso, a poda deve acontecer a cada cinco anos.

Fotos: divulgação

 

 

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook