A importância de uma imobiliária na vistoria de um imóvel

A vistoria é um instrumento que permite documentar todo o estado de um imóvel antes de ser alugado. Ela é uma proteção tanto para o locador quando para o locatário, pois ela comprova como estava o imóvel e como ele deve ser devolvido, esclarecendo qualquer dúvida e facilitando acordos.

Por que a vistoria de um imóvel é tão importante? Qualquer um pode fazê-la? Ela é obrigatória? Tire as suas dúvidas a seguir:

A vistoria não é obrigatória. Mas é muito importante!
Segundo a Lei do Inquilinato, não é obrigatório que o locador prepare um laudo de vistoria do seu imóvel. Contudo, isso não significa que ela não seja de suma importância. A vistoria é um instrumento jurídico reconhecido e essencial para esclarecer quaisquer dúvidas quando um imóvel é devolvido pelo inquilino, protegendo tanto uma quanto a outra parte.

Importância de um especialista
Para a realização de uma vistoria, é essencial contar com um especialista experiente no tema. É por isso que a Rede Provectum mantém uma equipe de peritos em vistorias, que trabalha para auxiliar os proprietários que oferecem os seus imóveis para locação aos nossos cuidados. Sem dúvida, o seu trabalho garante a realização de laudos bem detalhados e muito bem documentados dos itens mais importantes de um imóvel.

O que é avaliado em uma vistoria?
Os especialistas da Rede Provectum detalham em seus laudos aspectos como a estrutura de um imóvel, sua pintura, o estado de fechaduras, janelas, portas, instalações elétricas e hidráulicas etc. Tudo é documentado com fotos, que servem de garantia para avaliação quando o imóvel é devolvido pelo inquilino.

E se a equipe de vistoria constata algum problema?
Quando isso ocorre, o proprietário é avisado e aconselhado a reparar algum defeito. Caso não seja possível fazer o reparo, o estado em que se encontra é documentado no laudo.

Quando a vistoria é feita?
Quando o proprietário conta com um profissional da Rede Provectum, a vistoria do imóvel é feita tanto quando o imóvel é oferecido para locação quanto em sua devolução. Neste segundo momento, convém que tanto o proprietário quanto o inquilino de saída encontrem-se presentes. Tudo é verificado, e se o imóvel estiver conforme o seu estado no início da locação, proprietário e inquilino entram em acordo e o contrato de locação é encerrado.

A vistoria tem algum custo ao cliente?
Não. A Rede Provectum não cobra pelo serviço de vistoria. Ele faz parte dos serviços oferecidos pela Rede quando se encarrega de alugar um imóvel. O laudo de vistoria de um imóvel é anexado ao contrato de locação e pode ser verificado a qualquer momento. Ele é uma garantia de um negócio mais seguro a todas as partes envolvidas.

Imagem: iStock