Imobiliária em Campinas

8 dicas para aproveitar melhor o espaço em imóveis pequenos

em: Dicas

Já há alguns anos os apartamentos mais novos estão se tornando menores e mais apertados. Com o aumento do valor do metro quadrado na maioria dos bairros, para que os imóveis não fiquem tão caros as incorporadoras estão lançando apartamentos de tamanho cada vez mais reduzido.
Para os moradores, o jeito é encontrar maneiras criativas de aproveitar melhor os espaços menores. Leia a seguir oito dicas que podem ser úteis:

1. Móveis com mais de uma função
Para contornar a falta de espaço, uma dica é usar móveis que podem ter mais de uma função. Por exemplo, é fácil encontrar camas que contêm baús em sua parte inferior, onde podem ser guardados cobertores e travesseiros. Também há no mercado sofás com apenas um encosto e assentos para dois lados: um voltado para a sala de estar e outro para a de jantar. Estes recursos permitem ganhar centímetros valiosos neste tipo de apartamento.

2. Armários planejados
Uma maneira de otimizar os espaços internos é dispor de móveis sob medida. Os armários planejados têm a vantagem de aproveitar melhor cada cantinho, ao contrário dos móveis que já vêm prontos e possuem dimensões fixas. Com os móveis planejados é possível aproveitar espaços nos cantos da cozinha, ou sobre a pia e a geladeira. Procure um bom marceneiro e estude com ele o melhor projeto!

3. Paredes
Quem tem cozinhas pequenas sabe o quanto pode ganhar espaços posicionando móveis nas paredes. Pequenos armários, estantes, suportes para utensílios etc., podem ser pendurados nas paredes e liberar espaço nas pias e bancadas. Já que não é possível distribuir os móveis pelos ambientes, o jeito é explorar os espaços verticais disponíveis.

4. Espelhos
Eles têm a grande vantagem de aumentar a “sensação de espaço”. Se for possível instalar espelhos grandes, como aqueles que ocupam paredes inteiras, melhor. Ainda que o espaço não aumente, ao menos eles melhoram a sensação de bem-estar nesses ambientes. Você irá se sentir menos aperto.

5. Portas
Há duas boas maneiras de ganhar espaço com as portas: uma delas é usando portas de correr: sempre que possível, elas podem substituir as que se abrem para a frente. As portas de correr podem ser feitas em diversos tipos de materiais, incluindo acabamentos de alto padrão. Uma opção mais em conta são as portas sanfonadas. Elas podem ser feitas em PVC, plástico, vidro ou madeira, mas as de PVC são as mais comuns. Seu custo é baixo, são fáceis de limpar, mas por serem frágeis, devem ser usadas apenas em ambientes internos, como nas portas de cozinhas, despensas, lavabos, banheiros etc.

6. Elimine divisórias
Nos imóveis pequenos, quando mais integrados os espaços, maior será a sensação de espaço. Por isso, cozinhas integradas à área de serviço, à sala e à varanda, por exemplo, certamente transmitirão uma sensação de amplitude mais confortável. Cozinhas americanas são também bem-vindas neste tipo de imóvel.

7. Cores
De um modo geral, cores mais claras tendem a transmitir uma maior sensação de espaço. Elas refletem mais a claridade e isso contribui para dar um toque mais luminoso ao espaço, efeito que não é percebido quando as paredes são demasiado escuras.

8. Sala integrada à varanda
Um truque muito usado nos imóveis que possuem sala integrada à varanda é fechar com vidro a varanda e prolongar a sala até ela – muitas vezes, usando o mesmo tipo de piso. Soluções assim dão a impressão da sala ser maior. E você ganha um espaço valioso para relaxar e descansar.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook