Imobiliária em Campinas

5 dicas para melhorar a qualidade do ar em sua casa

em: Dicas

A qualidade do ar nas grandes cidades não é das melhores. Os índices de poluição são elevados, e muita gente sofre ao respirar o ar nesses locais. Uma maneira de atenuar o problema é cuidar muito bem do ar que respiramos em casa. Leia a seguir 5 dicas que podem te ajudar:

1. Mantenha o ambiente limpo
Quanto mais frequente for a limpeza da sua casa, menor a chance de haver excesso de poeira e a proliferação de ácaros. Por isso, use o aspirador com frequência e troque regularmente a roupa de cama (no mínimo, uma vez por semana). Não deixe que cobertores fiquem muito tempo confinados em armários (de tempos em tempos, deixe-os, se possível, estendidos ao sol).

Além disso, vale a pena usar purificadores de ar nos ambientes menos ventilados, que contribuem para remover ácaros, mofo e pó. Por sinal, manter ventilados os ambientes é também uma medida eficaz.

2. Use umidificadores e removedores de umidade
Há locais da casa excessivamente secos e outros onde a umidade prevalece. Nem um nem outro são convenientes. É preciso criar condições de equilíbrio em todos os cômodos.

Por isso, nos ambientes mais secos, use aparelhos que umidificam o ar. Eles tornam o ar mais agradável de respirar, e ajudam a prevenir doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Nos ambientes mais úmidos (especialmente dentro de armários), convém usar removedores de umidade. Eles contribuem para evitar a proliferação de micro-organismos nocivos à nossa respiração.

3. Coloque plantas que melhoram a qualidade do ar
Plantas em casa são ótimas tanto para a decoração quanto para melhorar a qualidade do ar. De fato, há espécies com propriedades capazes de filtrar o ar que respiramos, como o lírio da paz, a jiboia, a espada de São Jorge, a azaleia, entre outras.

Naturalmente, seu efeito na qualidade do ar não é grande, mas não custa escolher espécies que favorecem a melhoria dessa qualidade. Leia aqui nesta publicação uma lista de plantas que contribuem para a melhoria da qualidade do ar em sua casa.

4. Deixe o ar perfumado
Além de limpo, nada melhor que respirar um aroma agradável em casa. Para isso, você pode usar aromatizantes naturais, que podem ser espalhados pela casa conforme o ambiente – para cada um, o aroma mais adequado. Tenha cuidado com velas aromatizantes e incensos, que liberam substâncias artificiais. Elas podem até prejudicar a qualidade do ar. Dê preferência aos aromatizantes naturais.

5. Evite os acumuladores de pó
Alguns itens como tapetes, carpetes, cortinas e até bichos de pelúcia podem ser vilões da boa qualidade do ar em sua casa. Seu problema é a facilidade com que acumulam pó e permitem o surgimento de ácaros. Se for possível, evite usá-los. Se for inevitável, prefira os que têm cobertura antialérgica e mantenha-os limpos com bastante frequência.

Imagem: iStock

Comentários:

Busca

Newsletter

Seu e-mail

Arquivo

Twitter Youtube Flickr Facebook